<div dir="ltr"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr">Olá senhores,<br></div></div></div></div></div><div dir="ltr"><div><br></div><div>A Biblioteca de Alexandria foi a maior biblioteca da antiguidade. Erguida no Egito, era a maior reunião de conhecimento daquela época. Conhecimento este que se perdeu em um grande incêndio, perda que quero evitar aqui.</div><div><br></div><div>Este grupo reúne pessoas célebres em discussões igualmente célebres e eu gostaria de redigir e editar um documento com alguma periodicidade (trimestral ou semestral acho que seria ideal) reunindo posicionamentos nossos, boas práticas que recomendamos e até mesmo eventualmente alguns tópicos em que não cheguemos em um consenso mas a discussão em si é valiosa.</div><div><br></div><div>Para que eu consiga fazer isso, preciso que nossas discussões se deem da seguinte forma:</div><div><br></div><div><b>1)</b> Por meio escrito, para que eu possa copiar e colar trechos integrais da mensagem/posicionamento de um dos membros.</div><div><br></div><div><b>2)</b> Reunido por tópicos (threads), justamente como aqui nessa mailing list. Outros meios como grupos do WhatsApp ou Telegram por não terem essa organização por assunto justamente fica contra-producente gerar uma ata a partir deles.</div><div><br></div><div><b>3)</b> Que a autoria de cada mensagem esteja clara tanto no campo "From:" do e-mail como na assinatura ao término dele.</div><div><br></div><div><b>4)</b> Que nos detenhamos a discutir apenas assuntos on-topic do tópico, ou seja, se o título (subject) do e-mail fala sobre jumbo frame, é importante que não se mande mensagem (ou se recicle um e-mail antigo para dar reply num assunto novo) sobre Facebook fora do ar, por exemplo.</div><div><br></div><div>Dessa forma conseguirei reunir num documento, numa espécie de ata, compartilharei ela com os citados nela para aprovação da citação e irei publicá-la em PDF. Já a partir da segunda edição poderei registrar um ISSN junto ao IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia). O ISSN é um ID único internacional para publicações regulares que todas as revistas e jornais têm. Isso facilita que nossa produção seja armazenada em bibliotecas e citada em trabalhos acadêmicos. Nossa publicação conterá um código de barra do ISSN na capa (ou verso) para permitir que seja catalogada e armazenada em bibliotecas do mundo todo.</div><div><br></div><div>Nesse sentido, pergunto a comunidade:</div><div><br></div><div><b>a)</b> Têm alguma sugestão sobre esse método e modelo de registro e publicação de nossas ideias/sugestões/prescrições/boas práticas?</div><div><br></div><div><b>b)</b> Qual ou quais assuntos já gostariam que fossem alvo de uma organização de conteúdo e posterior publicação como essa? Basta enviar um novo e-mail para lista com o tema no subject do e-mail e iniciar o debate.</div><div><br></div><div><br></div><div>Abraços,</div><div><br></div><div><div><div dir="ltr" class="gmail_signature"><div dir="ltr"><div><div dir="ltr">Ayub<br>--<br><b>Twitter</b>: <a href="https://twitter.com/Ayubio" target="_blank">https://twitter.com/Ayubio</a><br>Canal no <b>YouTube</b> "Eu faço a internet funcionar": <a href="https://www.youtube.com/c/Ayubio" target="_blank">https://www.youtube.com/c/Ayubio</a><br></div></div></div></div></div><br class="gmail-Apple-interchange-newline"></div></div></div></div>