[BPF] Aplicações e Jogos capazes de lidar com limitações com CGNAT

Fernando Frediani fhfrediani em gmail.com
Quarta Junho 26 11:31:59 -03 2019


Prezados colegas.
Como era de se esperar temos observado um aumento rápido na adoção de 
CGNAT por ISPs e isso acaba trazendo alguns problemas e limitações para 
alguns clientes que recebem IPs da RFC6598 princialmente no que depende 
de conexões entrantes. Mesmo quando o ISP entrega 100% IPv6 ainda 
existem muitos cenários onde ou a aplicação ou o jogo ainda não possuem 
suporte ou nem todos que acessam a aplicação hospedada possuem uma 
conexão de banda larga com IPv6.

Felizmente algumas técnicas tem surgido para contornar esses problemas e 
evitar do usuário ter que continuar dependendo de possuir um IP Público 
para fazer o devido redirecionamento de portas na CPE e conseguir rodar 
determinadas aplicações. Um exemplo é o funcionamento dos DVRs com a 
função Cloud que através de um serviço hospedado pela fabricante permite 
ao usuário iniciar a conexão de fora da sua residência ou empresa com o 
auxílio de um Rendezvous Server e como consequência faz o tráfego fluir 
diretamente entre os dois pontos sem a necessidade de passar por algum 
tipo de 'rede de relays' e portanto ficar sujeito a quaisquer gargalos.

Dia desses estrava analisando algumas aplicações e jogos populares, 
realizando algumas capturas de pacotes e observando a dinâmica de como 
as conexões são abertas e percebi por exemplo que para o jogo CS-GO 
(Countre Strike Global Offensive) da Valve aparentemente eles também 
lançam mão desse tipo de técnica pois em uma situação com um desktop 
atrás de CGNAT foi possível hospedar uma partida e verificar a 
comunicação direta com os outros participantes. No início é possível ver 
o hospedeiro se comunicando com múltiplos IPs que parecem ser da Valve e 
posteriormente conexões estabelecidas diretamente com os IPs de cada 
participante.

Isso talvez seja outra razão que a acabe contribuindo com a demora de 
Jogos e outras aplicações passarem a possui suporte a IPv6.

Queria perguntar aos colegas se mais alguém tem percebido uma adoção 
dessas técnicas utilizando o Rendezvous Protocol ou algo similar por 
outras aplicações e jogos como forma de lidar melhor com os problemas 
decorrentes do CGNAT e se isso tem reduzido a quantidade de solicitações 
de suportes no ISPs ou da necessidade do usuário ser colocado em uma 
pool de IP Público.

Obrigado
Fernando Frediani



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