[BPF] Aplicações e Jogos capazes de lidar com limitações com CGNAT
Fernando Frediani
fhfrediani em gmail.com
Quarta Junho 26 11:31:59 -03 2019
Prezados colegas.
Como era de se esperar temos observado um aumento rápido na adoção de
CGNAT por ISPs e isso acaba trazendo alguns problemas e limitações para
alguns clientes que recebem IPs da RFC6598 princialmente no que depende
de conexões entrantes. Mesmo quando o ISP entrega 100% IPv6 ainda
existem muitos cenários onde ou a aplicação ou o jogo ainda não possuem
suporte ou nem todos que acessam a aplicação hospedada possuem uma
conexão de banda larga com IPv6.
Felizmente algumas técnicas tem surgido para contornar esses problemas e
evitar do usuário ter que continuar dependendo de possuir um IP Público
para fazer o devido redirecionamento de portas na CPE e conseguir rodar
determinadas aplicações. Um exemplo é o funcionamento dos DVRs com a
função Cloud que através de um serviço hospedado pela fabricante permite
ao usuário iniciar a conexão de fora da sua residência ou empresa com o
auxílio de um Rendezvous Server e como consequência faz o tráfego fluir
diretamente entre os dois pontos sem a necessidade de passar por algum
tipo de 'rede de relays' e portanto ficar sujeito a quaisquer gargalos.
Dia desses estrava analisando algumas aplicações e jogos populares,
realizando algumas capturas de pacotes e observando a dinâmica de como
as conexões são abertas e percebi por exemplo que para o jogo CS-GO
(Countre Strike Global Offensive) da Valve aparentemente eles também
lançam mão desse tipo de técnica pois em uma situação com um desktop
atrás de CGNAT foi possível hospedar uma partida e verificar a
comunicação direta com os outros participantes. No início é possível ver
o hospedeiro se comunicando com múltiplos IPs que parecem ser da Valve e
posteriormente conexões estabelecidas diretamente com os IPs de cada
participante.
Isso talvez seja outra razão que a acabe contribuindo com a demora de
Jogos e outras aplicações passarem a possui suporte a IPv6.
Queria perguntar aos colegas se mais alguém tem percebido uma adoção
dessas técnicas utilizando o Rendezvous Protocol ou algo similar por
outras aplicações e jogos como forma de lidar melhor com os problemas
decorrentes do CGNAT e se isso tem reduzido a quantidade de solicitações
de suportes no ISPs ou da necessidade do usuário ser colocado em uma
pool de IP Público.
Obrigado
Fernando Frediani
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