Re: [BPF] Aplicações e Jogos capazes de lidar com limitações com CGNAT

Marcelo Gondim gondim em linuxinfo.com.br
Quarta Junho 26 12:31:20 -03 2019


Em 26/06/2019 11:31, Fernando Frediani escreveu:

> Prezados colegas.
> Como era de se esperar temos observado um aumento rápido na adoção de 
> CGNAT por ISPs e isso acaba trazendo alguns problemas e limitações 
> para alguns clientes que recebem IPs da RFC6598 princialmente no que 
> depende de conexões entrantes. Mesmo quando o ISP entrega 100% IPv6 
> ainda existem muitos cenários onde ou a aplicação ou o jogo ainda não 
> possuem suporte ou nem todos que acessam a aplicação hospedada possuem 
> uma conexão de banda larga com IPv6.
>
> Felizmente algumas técnicas tem surgido para contornar esses problemas 
> e evitar do usuário ter que continuar dependendo de possuir um IP 
> Público para fazer o devido redirecionamento de portas na CPE e 
> conseguir rodar determinadas aplicações. Um exemplo é o funcionamento 
> dos DVRs com a função Cloud que através de um serviço hospedado pela 
> fabricante permite ao usuário iniciar a conexão de fora da sua 
> residência ou empresa com o auxílio de um Rendezvous Server e como 
> consequência faz o tráfego fluir diretamente entre os dois pontos sem 
> a necessidade de passar por algum tipo de 'rede de relays' e portanto 
> ficar sujeito a quaisquer gargalos.
>
> Dia desses estrava analisando algumas aplicações e jogos populares, 
> realizando algumas capturas de pacotes e observando a dinâmica de como 
> as conexões são abertas e percebi por exemplo que para o jogo CS-GO 
> (Countre Strike Global Offensive) da Valve aparentemente eles também 
> lançam mão desse tipo de técnica pois em uma situação com um desktop 
> atrás de CGNAT foi possível hospedar uma partida e verificar a 
> comunicação direta com os outros participantes. No início é possível 
> ver o hospedeiro se comunicando com múltiplos IPs que parecem ser da 
> Valve e posteriormente conexões estabelecidas diretamente com os IPs 
> de cada participante.
>
> Isso talvez seja outra razão que a acabe contribuindo com a demora de 
> Jogos e outras aplicações passarem a possui suporte a IPv6.
>
> Queria perguntar aos colegas se mais alguém tem percebido uma adoção 
> dessas técnicas utilizando o Rendezvous Protocol ou algo similar por 
> outras aplicações e jogos como forma de lidar melhor com os problemas 
> decorrentes do CGNAT e se isso tem reduzido a quantidade de 
> solicitações de suportes no ISPs ou da necessidade do usuário ser 
> colocado em uma pool de IP Público.
>
Bem interessante esse protocolo. Eu não conhecia. Isso pode trazer, ao 
meu ver, coisas boas e também ruins. O bom é que ajuda à driblar o 
problema do CGNAT mas o ruim é que isso pode gerar mais esforços ao 
Rendezvous e uma diminuição no esforço real, que seria a implementação 
do IPv6. Mas estou mais otimista hoje rsrsrs


> Obrigado
> Fernando Frediani
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